Vou começar escrevendo aqui para vocês e contando um pouco de como estou organizando os materiais para nosso Homeschooling 2022.
A disciplina de história sempre foi a que eu mais tive dificuldades (confesso que ainda tenho). Por isso, no ano anterior fizemos vários testes, estudamos uma história fragmentada. Focamos na história do Brasil e não conseguimos expandir muito além disso.
Busquei alguns materiais aleatórios, alguns que inclusive foram bem bacanas de ler como estes dois aqui
Assistimos vários vídeos também sobre o assunto. No meio do ano, ao término do segundo bimestre, quando fui fazer a avaliação, percebi que precisava mudar. Neste momento eu também estava lendo o livro A Mente Bem Treinada – um guia para educação clássica em casa, da Susan Wise Bauer e Jessie Wise. Não estamos falando de métodos aqui (prometo fazer outro post sobre este assunto). Mas eu encaixo nosso ensino domiciliar no método eclético (isso mesmo, faço uma mistura de vários métodos). Dito isso, vocês já sabem que eu não me encaixo 100% no método de educação clássica. Mas eu simplesmente amei a forma como elas trazem o estudo da História – dividida em 4 ciclos.
ciclo 1 – Antiguidade (5000 a.C. – 400 d.C.)
ciclo 2 – Idade Média – Início da Renascença (400 d.C. – 1600 d.C.)
ciclo 3 – Renascença tardia – início do período moderno (1600 d.C. – 1850 d.C.)
ciclo 4 – Período Moderno (1850 d.C. – presente)
Sabe quando você grita: BINGO! Foi isso, eu entendi como “entender a história”. Então passei o restante do ano de 2021 estudando a história para poder ensinar de uma forma cronológica em 2022.
Assim, em 2022 estudaremos a Antiguidade (5000 a.C. – 400 d.C.) e usaremos como “espinha dorsal” o livro abaixo, também da Susan Wise Bauer.
E para completar nossos estudos, já estão separados outros livros também.
Depois de tantos anos sem entender e gostar de história eu finalmente estou feliz e ansiosa para iniciarmos nossos estudos desta disciplina.
De uma forma cronológica e com uma cosmovisão cristã, tudo se encaixou. O quebra-cabeça foi montado e eu enfim aprendi (estou aprendendo).
E por hoje é isso. Em breve volto para contar mais coisas.
Abraços,
Fernanda